Daniela Mercury é estrela da Campanha Nacional da Voz 2011
Em parceria com especialistas, cantora divulga a importância dos cuidados com a voz
Após brilhar no carnaval deste ano e ser a artista mais comentada na TV, Daniela Mercury é a estrela da Campanha Nacional da Voz, realizada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e defendida por especialistas de todo o país.
Dona de um timbre inconfundível, a cantora se preocupa com o aquecimento e desaquecimento vocal e com exercícios para aumentar a resistência, flexibilidade e projeção da voz. Assim, consegue garantir a saúde das cordas vocais mesmo depois de horas puxando um trio elétrico.
Em comemoração ao 9º Dia Mundial da Voz, a Campanha Nacional da Voz chega a sua 13º edição alertando a população sobre a alta incidência de câncer de laringe no país e os principais sintomas que evidenciam alterações na saúde vocal.
Como parte das comemorações da data, a Academia está montando a exposição “Conheça sua Voz”, um projeto inédito que irá reproduzir uma laringe em tamanho gigante, feita em estrutura inflável e alto relevo. A exposição, que tem apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), será aberta ao público e mostrará os mecanismos de produção da voz e a importância de cuidar bem dela, com palestras de otorrinolaringologistas e apresentações de beat box.
De acordo com o Dr. Paulo Perazzo, presidente da ABLV, adotar hábitos simples pode ser de grande importância para a prevenção de danos à saúde da voz. “Não fumar, beber água suficiente para manter-se bem hidratado, não pigarrear, não falar alto e com competição sonora, realizar intervalos após falar prolongadamente e fazer repousos vocais são algumas dicas”, explica o especialista.
O diagnóstico tardio está entre as principais causas do agravamento de doenças com a voz. Perazzo alerta para a “necessidade de se procurar seu otorrino toda vez que o sintoma de rouquidão persistir por mais de sete dias”. Além disso, deve-se ficar atento a sinais como perda de voz repentina sem estado gripal associado, dor ou ardência na garganta, dificuldade de engolir ou respirar e pigarro constante.
Fonte consultada: www.ablv.com.br