Dicas e Artigos

Dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz!

Este dia foi criado para alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde vocal e previnir o câncer de laringe. Desde 1999 diversas entidades nacionais unem esforços com instituições de ensino de todo o País, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, professores de canto, artistas, locutores, dentre outros, com o objetivo de orientar a população sobre os problemas vocais.

A Campanha da Voz foi uma iniciativa brasileira que ganhou o mundo! Hoje a data é comemorada com ações diversas em países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, dentre vários outros, sendo motivo de muito orgulho para nós brasileiros.

Tal iniciativa tem importante fundamento: o Brasil é o 2º país do mundo com maior incidência de câncer de laringe. No que diz respeito à saúde pública, o grande desafio tem sido o atendimento à população nas instituições públicas; como não há infra estrutura adequada para atender à grande demanda, os pacientes acabam desistindo do atendimento médico ou, quando chegam para diagnóstico, a doença já se encontra em estágio avançado.

Entre as doenças graves da laringe está o câncer, que tem chance de quase 100% de cura, se diagnosticado em fase inicial.

Consciência é cuidado!

Muitas pessoas têm a voz rouca e não se preocupam com isto; acreditam que a rouquidão é normal ou característica de sua voz.

É preciso alertá-las, no entanto, de que rouquidão pode ser sintoma de inúmeros problemas ou doenças nas pregas vocais, dentre elas o câncer laríngeo, nódulos vocais (calos) e outras alterações de voz que repercutem negativamente na qualidade de vida afetando inclusive a vida profissional do indivíduo.

Portanto, atenção!

Rouquidão por mais de 15 dias é coisa séria!

novidades por email

Receba nossas novidades por email

entre em contato

Rua Barão do Rio Branco, nº 882, salas 406 - 409 Centro - Feira de Santana - BA
Fone: (75) 3614-1780

redes sociais

Twitter Facebook Flickr Linked in Instagram
Copyright 2006 - 2024. Clínica Fonoclin.
Webmail